1. DA PROPOSIÇÃO DO CURSO:
  • Capacitar o aluno atender de forma integral crianças e adultos portadores de necessidades especiais – pacientes portadores de alterações ou condições sistêmicas, alterações neuropsicomotoras e alterações infecto-contagiosas;
  • Qualificar os alunos a identificarem as condições normais e de diagnosticar as alterações no desenvolvimento psicológico, de crescimento craniofacial e dos tecidos bucais e peribucais;
  • Atualizar os alunos em relação as novas filosofias, técnicas e materiais utilizados para a prevenção, manutenção e restabelecimento da saúde bucal.

  1. DA DURAÇÃO DO CURSO:
  • Duração: 24 meses

  1. DA CARGA HORÁRIA:
  • 36 horas mensais/ 864hs no total

  1. DO HORÁRIO:
  • Quinta: 8:00 as 12:00 / 14:00 as 18:00
  • Sexta: 8:00 as 12:00 / 14:00 as 18:00
  • Sábado: 8:00 as 12:00 / 14:00 as 18:00

  1. DOS DIREITOS DO CORPO DISCENTE:
  • Receber aulas teóricas, expositivas ou não;
  • Receber treinamento e orientação clínica;
  • Participar de estudos dirigidos e seminários;
  • Receber previamente um cronograma de desenvolvimento das atividades previstas para o curso.

  1. DOS DEVERES DO CORPO DISCENTE
  • Assumir uma atitude de interesse e responsabilidade com o fim de adquirir e / ou sedimentar conhecimentos;
  • Cumprir os prazos determinados pelos professores na realização de suas atividades;
  • Respeitar as normas e diretrizes adotadas pelo curso;
  • Adquirir todo o material e instrumental solicitado;
  • Tratar com respeito e cordialidade todos os professores, alunos, funcionários e pacientes comunicando ao coordenador do curso qualquer incidente.

  1. DAS AVALIAÇÕES E PROVAS
  • Parte teórica: provas escritas ou revisões realizadas no decorrer do curso, sendo a data e o assunto marcado com antecedência no cronograma;
  • Parte Prática: avaliações sobre o desenvolvimento prático;
  • Grupos de Discussão: após os assuntos ministrados;
  • Seminários: serão marcados com antecedência.

  1. OBSERVAÇÕES GERAIS
  • O aluno deverá cumprir as atividades clínicas e teóricas exigidas pelo curso;
  • A falta nas disciplinas clínicas sem o aviso prévio aos pacientes, implicará no com prometimento de sua avaliação prática;
  • A frequência deverá ser maior ou igual a 85%;
  • Para ser considerado aprovado, o aluno deverá obter nota final igual ou maior que 7,0 (sete).

  1. DA UTILIZAÇÃO DA CLÍNICA
  • No atendimento aos pacientes todos os critérios de Ética profissional deverão ser respeitados, inclusive sigilo profissional e preservação física e moral dos pacientes;
  • O preenchimento das fichas clínicas e processamento das radiografias devem receber cuidado especial por parte dos alunos por serem considerados documentos legais, devendo serem armazenados em pastas individuais para cada aluno;
  • O aluno será responsável pelo agendamento dos pacientes a ele designados. Anotar em uma agenda o telefone e o horário dos pacientes;
  • O aluno pode e deve dar sua opinião, trocar ideias com o professor e apresentar sua sugestão para o tratamento;
  • Antes de iniciar o atendimento o aluno deve inspecionar o equipamento e todo material tendo em vista que atenderá paciente especial;
  • Procurar evitar avarias nos equipamentos;
  • É proibido sair da clínica usando luvas;
  • Cada aluno deverá auxiliar na manutenção da limpeza da clínica, evitando contaminação.

  1. DA MONOGRAFIA
  • O Coordenador do curso indicará os professores Orientadores da monografia, o qual definirá o tema junto com o aluno;
  • O aluno será responsável por localizar e adquirir toda a bibliografia necessária para a realização de monografia de alto nível científico;
  • A monografia deverá ser apresentada rigorosamente na data estipulada pelo Coordenador do curso;
  • A monografia deverá apresentar pelo menos 25 artigos atualizados nas referências bibliográficas;
  • De acordo com o início do curso a monografia terá as seguintes etapas:

– 6 meses após o início do curso apresentação do tema e introdução da monografia com pelo menos 5 artigos;

– 12 meses após o início do curso – apresentação da introdução e revisão de literatura com pelo menos 15 artigos;

-15 meses após o início do curso – revisão de literatura completa e início da discussão;

-18 meses após o início do curso – revisão de literatura e discussão completa com pelo menos 25 artigos;

-24 meses após o início do curso – apresentação da monografia e resumo para publicação do artigo.


  1. DA FORMA DE PAGAMENTO
  • Inscrição: R$ 300,00
  • Mensalidade:   24 x R$ 1.000,00 (cartão, espécie) ou 24 x R$ 1.000,00 (cheque pré datado)
  • O aluno compromete-se a efetuar o pagamento de todas as parcelas do curso nas datas estipuladas pela tesouraria da ABCD.

  1. DO RECEBIMENTO DO CERTIFICADO
  • Para fazer jus ao certificado de especialista, o aluno deverá:
  • Apresentar nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas conexas, de concentração e obrigatórias
  • Obter frequência igual ou superior a 85%
  • Apresentar  a monografia exigida

  1. DA DATA MENSAL DO CURSO

A Especialização será realizada na 1º semana de cada mês


  1. DISCIPLINAS DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
  • CARDIOLOGIA;
  • NEFROLOGIA;
  • HEPATOLOGIA;
  • ONCOLOGIA;
  • PNEUMOLOGIA;
  • GASTROENTEROLOGIA;
  • ENDOCRINOLOGIA;
  • NEUROLOGIA;
  • GESTAÇÃO E LACTAÇÃO;
  • REUMATOLOGIA;
  • HEMATOLOGIA;
  • INFECTOLOGIA;
  • SÍNDROMES;
  • ATENÇÃO E CUIDADO BUCAIS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

 

  1. DISCIPLINAS DA ÁREA CONEXA
  • PATOLOGIA E ESTOMATOLOGIA;
  • RADIOLOGIA;
  • FARMACOLOGIA;
  • EMERGÊNCIAS MÉDICAS;

 

  1. DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
  • ÉTICA/BIOÉTICA E LEGISLAÇÃO ODONTOLÓGICA;
  • BIOSSEGURANÇA;
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO.

MINI CURRÍCULO DO COORDENADOR

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INSCRIÇÕES

Informamos que as matriculas para a Turma 26 de Ortodontia estão abertas mediante vagas.

A Matricula será confirmada com o pagamento da taxa de inscrição

BANCO DO BRASIL

AG: 3178-X

CC: 40169-2

BANCO: CAIXA ECONÔMICA

AG: 3829

OP: 003

CC: 057-4

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIÕES DENTISTAS

Obs: Solicitamos que nos envie por foto o comprovante de deposito para fins de baixa para este email abcdacademico@gmail.com ou via whatsapp (8699907-3314). Mais informações sobre o curso entre em contato nos telefones 3223-5522/99469-7558

Numero de Vagas: 12


INFORMAÇÕES

Tim: 86 99907-3314 (whatsApp)

E-mail: abcdacademico@gmail.com